Este site se destina a todos os trabalhadores de Jesus, pais, crianças e jovens que acreditam ser possível, através da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil, plantar sementes de amor, caridade, perdão, paz, alegria. Tem como objetivo compartilhar aulas, trocar experiências, incentivando o amor e a dedicação na tarefa evangelizadora da Seara de Jesus. Junte-se aqueles que acreditam que a Evangelização Espírita é caminho para a felicidade.

MOCIDADE ESPÍRITA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM OS JOVENS NO CENTRO ESPÍRITA

EM BREVE. AGUARDEM!

BLOG DA IZABEL DO BARSA

IZABEL CRISTINA - Educadora da infância espírita na Soc. Espírita Eurípides Barsanulpho - Pirituba-SP. Colaboradora na diretoria da infância da USE Distrital Pirituba-SP. PÓS-GRADUAÇÃO “LATO SENSU” “ESPECIALIZAÇÃO” EM “NOVAS ABORDAGENS EM EDUCAÇÃO – PEDAGOGIA ESPÍRITA”

Primeira entrevista de Chico Xavier a TV Aberta no Brasil

Concentração por André Luiz, narrado por Chico Xavier

Thank you for contacting us. We will get back to you as soon as possible
Oops. An error occurred.
Click here to try again.

RÁDIO ESPÍRITA BARSA
Músicas que tocam o espírito 

PORTAL DAS MOCIDADES ESPÍRITAS 

PORTAL DE MÚSICAS PARA OS JOVENS 

BALADA JOVEM 2012

COMUNICADO AOS JOVENS ESPÍRITAS 

INÚTIL improvisar escoras regenerativas para obrigar o endireitamento de árvores que envelheceram tortas. As escoras só asseguram o crescimento correto das plantas novas, evitando que seus caules se desviem do rumo certo. Assim ocorre também com os seres humanos. Depois que as pessoas consolidam tendências e as transformam em viciações, que acabam por tornar-se numa segunda natureza, tudo fica sempre muito difícil quando se cogita de reformas de procedimento, em sentido profundo.

É preciso cuidemos, portanto, da criança e do jovem, plantas em processo de crescimento, ainda amoldáveis e direcionáveis para o bem maior. (Campo Fértil, Leopoldo Machado)

Bezerra de Menezes, pela mediunidade de Júlio Cezar Grandi Ribeiro responde questões que esclarecem a importância da Evangelização Espírita Infantojuvenil, conforme reproduzimos a seguir:


Qual a importância da Evangelização Espírita InfantoJuvenil na formação da Sociedade do Terceiro Milênio?


Considerando-se, naturalmente, a criança como o porvir acenando-nos agora, e o jovem como o adulto de amanhã, não podemos, sem graves comprometimentos espirituais, sonegar-lhes a educação, as luzes do Evangelho de Jesus-Cristo, fazendo brilhar em seus corações as excelências das lições do excelso Mestre com vistas à transformação das sociedades terrestres para uma nova Humanidade.

 (...) é imprescindível abracemos, com empenho e afinco, a tarefa da evangelização junto às almas infanto-juvenis, tão carentes de amor e sabedoria, porém, receptivas e propícias aos novos ensinamentos. E isto, com a mesma ansiedade e presteza com que o agricultor cedo acorda para o arroteamento do solo, preparando a sementeira de suas esperanças para abundantes meses da

colheita


Como os Espíritos situam, no conjunto das atividades da Instituição Espírita, a tarefa da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil


m sido enfatizado, quanto possível, que a tarefa da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil é do mais alto significado dentre as atividades desenvolvidas pelas Instituições Espíritas, na sua ampla e valiosa programação de apoio à obra educativa do homem. Não fosse a evangelização, o Espiritismo, distante de sua feição evangélica, perderia sua missão de Consolador, renteando-se com a diversidade das escolas religiosas no mundo que, embora úteis e oportunas, estiolaram-se no tempo absorvendo posições de terminalidade e dogmatismo.

É forçoso reconhecer que Espiritismo sem aprimoramento moral, sem evangelização do homem é como um templo sem luz.

Já tivemos oportunidade de lembrar que uma Instituição Espírita representa uma equipe de Jesus em ação e, como tal, deverá concretizar seus sublimes programas de iluminação das almas, dedicando-se com todo empenho à evangelização da infância e da mocidade. (Opúsculo A Evangelização Espírita na Opinião dos Espíritos, FEB).


Centro Espírita, consciente de sua missão, deve envidar todos os esforços, não só para a criação das Escolas de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil como para o seu pleno funcionamento, considerando a sua importância em termos de formação moral das novas gerações e de preparação de futuros obreiros da Casa e do Movimento Espírita


(O Que é Evangelização? Fundamentos da Evangelização Espírita da Infância e da Juventude, FEB,1987)

EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA - INFANTIL

A Importância da Evangelização Infantil


"É possível a renovação do mundo em que habitamos, além da reforma interior de cada um para o bem, sem darmos à criança de hoje o embasamento evangélico?

Sem a renovação espiritual da criatura para o bem, jamais chegaríamos ao nível superior que nos compete alcançar. Ajudar a criança, amparando-lhe o desenvolvimento, sob a luz do Cristo, é cooperar na construção da reforma santificante da humanidade, na direção do mundo redimido de amanhã." (Emmanuel, Encontros no Tempo, 5. ed., perg. 42)

Por que o período infantil é o mais importante para a tarefa educativa?

“Encarnando, com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito, durante esse período, é mais acessível às impressões que recebe, capazes de lhe auxiliarem o adiantamento, para o que devem contribuir os incumbidos de educá-lo.” (Allan Kardec, O livro dos espíritos,76. ed., perg. 383).
“A delicadeza da idade infantil os torna brandos, acessíveis aos conselhos da experiência e dos que devam fazê-los progredir. Nessa fase é que se lhes pode reformar os caracteres e reprimir os maus pendores.” [...]. (Allan Kardec, O livro dos espíritos, 76. ed., perg. 385). 

Por que a escola de evangelização espírita infantil antes dos 7 anos de idade?

“109. O período infantil é o mais importante para a tarefa educativa?
- O período infantil é o mais sério e o mais propício à assimilação dos princípios educativos.

- Até aos sete anos, o Espírito ainda se encontra em fase de adaptação para a nova existência que lhe compete no mundo. Nessa idade, ainda não existe uma integração perfeita entre ele e a matéria orgânica. Suas recordações do plano espiritual são, por isso, mais vivas, tornando-se mais suscetível de renovar o caráter e estabelecer novo caminho, na consolidação dos princípios de responsabilidade, […].

- Passada a época infantil, credora de toda vigilância e carinho por parte das energias paternais, os processos de educação moral, que formam o caráter, tornam-se mais difíceis com a integração do Espírito em seu mundo orgânico material,[...].”

(Emmanuel, O Consolador, 15. ed., perg. 109).

Qual deve ser o conteúdo espírita a ser estudado pela criança na escola de evangelização?

“Temos ouvido o espírito de Emmanuel há muitos anos com respeito a estes assuntos, […]. Nós sempre nos desvelamos em nossas casas, no ensino da bondade, do perdão, das atitudes evangélicas em si, mas precisávamos descobrir um meio de comunicar à criança, algum ensina-mento em torno da Lei de Causa e Efeito, mostrando determinados tópicos dos mais expressivos para o mundo infantil, com respeito à reencarnação, um problema da imortalidade da alma.
Muitas vezes, nós esquecemos de conduzir a criança para este tipo de lição, para este tipo de comentários, com receio de apressar na mente das crianças determinados pensamentos com relação a morte do corpo. 

Precisávamos estudar quais os meios de começar a oferecer à criança, bases para que ela se conheça no mundo em que está vivendo e naquele mundo social em que ela vai viver.”

(Emmanuel , A Terra e o semeador, 7. ed., perg. 101)

PORTAL DO JACARÉ POIÓ

PORTAL DA EVANGELIZAÇÃO INFANTIL

TV BARSA KIDS
Sempre um ótimo filme para você e sua família na Internet 
Observação: nossa instituição disponibiliza os vídeos (originais) em nossa Videoteca Barsa
na Livraria, basta fazer o cadastro e alugar o filme que desejar. 

FILME DO MÊS DE FEVEREIRO 2013
PARÁBOLAS DO FESTIM DE BORDAS

HISTÓRIA ESPÍRITAS PARA AS CRIANÇAS 

EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA - PRÉ E MOCIDADE 

Pré Mocidade e Mocidade Espírita

A mocidade espírita é um Curso de Espiritismo para jovens e também um departamento do Centro Espírita dedicado à Juventude.

E tem como Principal Objetivo, dar ao jovem uma formação moral e intelectual que seja a base sólida sobre a qual ele construirá sua vida e onde encontrará forças para enfrentar a si mesmo e ao mundo diante da realidade em que vive e caminhar para frente por seus próprios recursos. Além de preparar o jovem para assumir uma posição participativa dentro da Doutrina Espírita e do grupo que se filia, para que, através do seu dinamismo e coragem, possamos realmente exteriorizar o espiritismo de maneira atuante.

Dentro disso, observamos que a Mocidade é a continuação da Evangelização infantil, numa fase que para o jovem 'adolescer' corresponde a muitas mudanças e transformações físicas e psicológicas que lhe perturbam.

É importante salientar que o objetivo da Mocidade não é modificar o comportamento ou personalidade do jovem. Isto seria uma violência para com ele, e para com o seu livre-arbítrio, sua livre expressão.

O Curso de Mocidade é estruturado da seguinte forma:

  • Reuniões
  • Diretores
  • Participantes
  • Programa de Aulas
  • Programa de Atividades

TV BARSA TEEN
Sempre um ótimo filme para você e sua família na Internet 
Observação: nossa instituição disponibiliza os vídeos (originais) em nossa Videoteca Barsa na Livraria, basta fazer o cadastro e alugar o filme que desejar. 

"AQUARELA - TOQUINHO"

PAIS E FAMILIARES